O Brasil é um dos países que mais produzem lixo no mundo: de acordo com um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza, em 2019, só em plástico o Brasil produziu 11.355.220 milhões de toneladas de lixo. 

E a reciclagem também apresenta um número alarmante, segundo a mesma pesquisa, apenas 1,28% do total de lixo produzido é reciclado. Por isso, ações de conscientização e educação sobre o caminho que os materiais percorrem após o descarte é tão importante.

E a Teccel, como empresa preocupada em desenvolver práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental, firmou uma parceria, em janeiro de 2019, com a Associação de Catadores de Material Reciclável da cidade de Cajazeiras – ASCAMARC, na Paraíba, onde a empresa também está localizada.

Vale ressaltar que, segundo o Ministério do Meio Ambiente, o trabalho de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis é essencial para a gestão de resíduos sólidos:

“De modo geral, atuam nas atividades da coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização dos resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem.” – Mistério do Meio Ambiente

Como funciona a nossa parceria com a Associação de Catadores de Material Reciclável de Cajazeiras?

Essa parceria da Teccel possibilita que a empresa realize, de forma correta, o descarte dos materiais não utilizáveis, por exemplo: paletes, papelões, plásticos etc. Além de colaborar com o trabalho dos catadores.

Os próprios colaboradores da Teccel separam os materiais em um local específico, em especial os pesados, e a associação faz a coleta uma vez por mês.

Dessa forma, é possível dar um novo destino a esses resíduos, que seriam jogados no lixo. E a ação acaba incentivando os funcionários a repensar a forma como veem a reciclagem.

“Esses coletores ficam responsáveis por tirar de circulação materiais como plástico, papel, ferro e alumínio, e levá-los para a sede da associação onde serão devidamente separados, limpos, prensados, pesados e contabilizados, pois tais materiais são negociados a peso.” (2016, artigo técnico – Informativo Técnico do Semiárido: Perfil socioeconômico dos catadores de materiais recicláveis de associação no município de Cajazeiras-PB)

Campanha solidária de Natal

No último Natal, a Teccel realizou a campanha Natal sem fome, com a participação de todos os colaboradores da empresa e entregou alimentos para os cooperados da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Cajazeiras.

Dessa forma, firmou a parceria com os trabalhadores, além de espalhar paz e alegria nessa data tão importante.

Além dessas ações, a Teccel continua incentivando práticas sustentáveis e adotando-as no seu dia a dia e na cultura organizacional. A empresa é parceira, também, do Pacto Global, uma iniciativa da ONU que tem como objetivo engajar organizações na adoção de princípios em diversas áreas de atuação, como direitos humanos e meio ambiente.

Sobre a reciclagem

A relação das pessoas com o lixo vem se transformando ao longo das décadas. Hoje, realizar a coleta seletiva e dar um novo destino aos resíduos se tornou uma necessidade para manter o equilíbrio no meio ambiente e na natureza.

E não são só os objetos feitos de plástico, papel, alumínio e vidro que podem ser reciclados. Há uma gama de produtos que consumimos diariamente e que podem ser reutilizados, incluindo os lixos eletrônicos.

Uma dica para começar é separar os materiais regularmente e procurar um posto de reciclagem ou catadores responsáveis por esse trabalho.

Conheça mais sobre a Teccel aqui.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.