A placa solar faz parte do processo de produção de energia solar. É através dela que os raios solares serão captados e transformados em energia elétrica.

Se você quer instalar um sistema de energia solar na sua empresa, é preciso ter em mente que as placas solares precisam estar em locais estratégicos para garantir uma captação mais eficiente.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura.

O que é placa solar?

A placa solar consiste em um equipamento utilizado durante a produção de energia solar.

Essa placa é responsável por captar os raios solares que, ao passarem pelo inversos, serão transformados em energia elétrica como conhecemos, capaz de ser utilizada no dia a dia.

Como uma placa solar funciona?

As placas solares possuem um funcionamento relativamente simples: elas são responsáveis pela captação da energia solar (os raios violetas) que, através das células fotovoltaicas e do inversos, será transformada em energia elétrica.

Existem diferentes tipos de placas solares / fotovoltaicas?

Hoje no mercado existem vários tipos de placas solares fotovoltaicas. Cada uma delas possui suas especificidades que, certamente, precisam ser consideradas de acordo com as necessidades da empresa.

As mudanças de uma placa para a outra se referem ao material utilizado, a eficiência, o tamanho e até mesmo a capacidade de produção.

Comumente, são mãos utilizadas as placas solares:

  • de silício monocristalino;
  • filme fino;
  • silício amorfo;
  • silício policristalino;
  • seleneto de cobre;
  • índio e gálio;
  • híbrido; 
  • telureto de cádmio;
  • orgânico.

Como saber se uma placa solar é eficiente?

Identificar a capacidade de produção de uma placa solar é simples: ela precisa considerar o tamanho em metros quadrados da placa que está sendo utilizada.

Além disso, como citado anteriormente, um dos pontos mais importantes sobre a instalação de placa solar é identificar os pontos mais estratégicos: garantir que elas estejam em locais onde existe maior incidência de luz solar.

Esse tipo de detalhe é fundamental para garantir que a produção seja contínua e eficiente.

Os materiais utilizados na produção da placa solar também impactam na sua eficiência. Por isso, é preciso contar com o apoio de um profissional especializado para garantir a escolha estratégica da placa solar para a sua instituição.

Quanto tempo dura uma placa solar fotovoltaica?

Se bem cuidada, com manutenções periódicas de acordo com o fabricante, uma plata solar fotovoltaica pode durar até 25 anos.

É importante pontuar, no entanto, que se tratando de um painel de boa qualidade e com os devidos cuidados, ele pode durar aproximadamente 50 anos, com uma eficiência um pouco menor, de 60%.

Dito isso, a regra é clara: quanto mais cuidadosa for a empresa com os equipamentos do sistema de produção solar, maior será a chance de aumentar a durabilidade e a vida útil desses itens.

Como é a manutenção das placas solares?

A manutenção das placas solares tende a ser mínima e, comumente, bem simples.

Em regiões onde há pouca incidência de chuva ou que possuem muita poeira, a forma mais interessante de manter o cuidado é limpá-las duas vezes ao ano.

No entanto, nas regiões mais chuvosas, a limpeza pode ser reduzida a apenas uma vez anualmente.

Quais são os benefícios de uma placa solar?

Existem diversas vantagens no investimento em uma placa solar, a começar pela possibilidade de produzir internamente sua energia elétrica reduzindo aproximadamente 95% dos custos em energia da empresa.

Além disso, são benefícios dessa prática:

  • trata-se de uma energia renovável, limpa e sustentável;
  • é uma alternativa ao petróleo;
  • trata-se de uma fonte de energia gratuita;
  • comumente, a produção de energia solar é silenciosa;
  • o sistema de autogeração solar é um dos mais baratos;
  • a necessidade de manutenção é mínima;
  • o sistema possui uma vida útil de mais de 25 anos;
  • é fácil de instalar;
  • é uma alternativa mais barata de se manter;
  • com o aumento da adoção dessa alternativa, os preços estão ficando mais acessíveis;
  • é possível utilizá-la em áreas mais isoladas da rede elétrica;
  • são placas resistentes;
  • ocupam pouco espaço e são muito práticas.

Como instalar uma placa solar na empresa?

Para a instalação de uma placa solar na empresa, é importante contar com o apoio de um profissional especializado.

Isso porque, apesar de simples, é preciso ter alguns cuidados e atenção a determinados detalhes que podem interferir na vida útil e funcionalidade dos equipamentos do sistema solar, aumentando a eficiência e permitindo que a empresa aproveite cada vez mais os frutos desse investimento.

Um profissional especializado precisa ser um técnico habilitado e treinado para realizar a instalação da placa solar seguindo as melhores práticas de segurança para sua instalação.

 

Além da placa solar, o sistema de energia solar possui outros componentes que também precisam de atenção:

  • controlador de carga;
  • inversos;
  • bateria solar.

 

Cada um deles poderá variar de acordo com a necessidade do sistema que está sendo instalado, que pode ser on grid (um sistema conectado à rede), off grid (um sistema isolado) ou híbrido (onde as funções de ambos são mescladas).

  • O sistema On Grid é mais simples, e exige apenas placas solares e inversores, uma vez que não há necessidade de acumular energia durante o processo;
  • O sistema Off Grid exige os quatro itens fundamentais para o seu funcionamento: as placas solares, os controladores de carga, os inversores e as baterias.

É importante entender o papel dos demais equipamentos do sistema solar.

Controlador de carga

O controlador de carga, também conhecido como regulador de tensão, funciona como uma válvula para o sistema.

Esse controlador é responsável por otimizar a carga gerada e evitar que sobrecarga ou descargas excessivas ocorram na bateria solar. O resultado disso é uma vida útil maior, com maior desempenho.

Inversores

Os inversores são os equipamentos responsáveis por converter os raios solares em energia elétrica, como citado anteriormente.

Esse processo acontece da seguinte maneira: ele irá transformar os 12 V da corrente contínua (CC) em 110 ou 220 V de corrente alternada (AC).

Bateria solar

A bateria solar, como o próprio nome diz, é responsável por armazenar a energia solar para ser utilizada naqueles horários sem a incidência solar (durante a noite), ou em dias mais nublados, quando a incidência solar é menor.

Instalar uma placa solar na empresa pode ser uma excelente alternativa para reduzir os custos do negócio e aumentar a rentabilidade.

Para isso, o ideal é contar com o apoio de profissionais especializados.

Quer saber mais sobre como instalar uma placa solar na sua instituição? Entre em contato conosco.

Vaga de emprego

Faça parte de uma das melhores empresa do mercado de energia solar

(083) 99316-9081

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Qual a média do seu consumo de Energia Elétrica?