Você sabia que, se você possui uma propriedade rural, um projeto de energia solar pode reduzir as contas de energia elétrica não apenas nessa propriedade, mas também no seu imóvel em uma propriedade urbana?

Neste artigo, vamos mostrar como o seu imóvel em uma propriedade rural pode passar a gerar energia, reduzindo os gastos com a conta de luz.

O gasto de energia elétrica

A conta de energia elétrica costuma ser um problema, não apenas para as empresas, mas também no que se refere ao uso residencial. Para quem possui mais de um imóvel como, por exemplo, uma propriedade rural, esse problema pode vir em dobro!

Mesmo que você não use o imóvel rural com frequência, a conta de luz sempre vem, já que certos tipos de aparelhos, como geladeiras e freezers, costumam continuar ligados, mesmo em nossa ausência.

Mas você pode estar desperdiçando o potencial de geração de energia dessa propriedade, sem um projeto de energia solar para ela.

Projeto de energia solar rural

Algumas vezes não podemos nos beneficiar de um projeto de energia solar no local onde moramos, principalmente nos centros urbanos. Se você reside em um prédio, a adoção desse tipo de projeto vai depender exclusivamente de uma decisão do seu condomínio.

Mas ainda que você não possa gerar a energia solar a partir do seu imóvel em zona urbana, você poderá utilizar a energia gerada a partir do seu imóvel rural. Ou seja, você instala um sistema de energia solar na sua propriedade rural e utiliza a energia gerada também em seu imóvel na área urbana!

E se você mora na sua propriedade rural, toda geração de energia elétrica a partir dela poderá ser utilizada para abater o valor da sua conta de luz.

Sistema fotovoltaico de energia solar rural

O melhor sistema para geração de energia solar atualmente é o sistema fotovoltaico,  que utiliza as famosas placas solares para a captação e a conversão de energia.

Um projeto de energia solar rural com um sistema fotovoltaico não vai diferir, tecnicamente, de um projeto do mesmo tipo em uma zona urbana. Porém, as propriedades rurais, de uma forma geral, podem dar uma maior liberdade para o desenvolvimento dessa iniciativa.

Pode haver um maior aproveitamento da radiação solar que incide no local, que também não tem, normalmente, a presença de outras construções, que possam prejudicar ou reduzir a incidência dos raios de sol nas placas.

O que é o sistema solar fotovoltaico?

É o conjunto de equipamentos necessários para a captação da energia do sol, conversão em energia elétrica e o uso dessa energia na propriedade, como por exemplo as células fotovoltaicas, ou placas solares, baterias, inversores e controladores de carga.

Um projeto de energia solar vai identificar os melhores equipamentos e a disposição dos mesmos, de acordo com as características da propriedade e do seu perfil de consumo.

Leia também: 5 vantagens que a Teccel oferece na instalação de placas solares

Gerando e consumindo energia

O sistema vai captar a energia solar e convertê-la em energia elétrica, que será utilizada na propriedade, no lugar da energia que vem, normalmente, da concessionária. Esta somente será utilizada quando a energia convertida for inferior à energia que você consumir.

Se você mora em um imóvel urbano e está gerando energia a partir do seu imóvel em área rural, é bastante provável que, ao invés de precisar da energia da concessionária, sobre energia no sistema.

E como isso funciona afinal?

Quando sobra energia não consumida a partir do seu projeto de energia solar, essa energia pode ser inserida no sistema de energia elétrica convencional, gerando créditos de energia elétrica para você, junto à concessionária.

Esses créditos não precisam necessariamente serem utilizados nessa propriedade, pois vão estar associados ao seu CPF. E é assim que a sua propriedade rural pode pagar a sua conta de luz na cidade grande!

Economia e investimento!

Além de economizar na conta de luz, realizar um projeto de energia solar fotovoltaica em sua propriedade rural vai também valorizar o seu imóvel, mesmo porque os equipamentos do sistema solar fotovoltaico podem durar décadas.

Além de pagar contas de luz menores em qualquer um de seus imóveis, ter um sistema solar instalado amplia o preço de venda de uma propriedade, afinal de contas, quem não quer pagar uma conta de luz muito menor?!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.