Reduzir as contas da instituição é um objetivo geral. Muitos empresários se questionam, no entanto, sobre quais são as alternativas mais interessantes para esse objetivo: vale a pena rever alguns fornecedores? Reduzir a equipe? 

Dentre as diversas formas de otimizar os investimentos, existe um ponto extremamente importante que poucos levam em consideração: como reduzir a conta de luz da instituição.

Pensando nisso, decidimos criar um conteúdo completo para explicar que é possível tornar a empresa mais sustentável e rentável através da redução da conta de luz.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura.

Mantenha os aparelhos e maquinários atualizados

O primeiro passo para descobrir como reduzir a conta de luz da sua empresa é manter o maquinário e os aparelhos devidamente atualizados.

É natural que, após anos, alguns equipamentos sejam reformulados para reduzir o consumo de energia e manterem a eficiência.

É importante que os empresários se mantenham atualizados no que diz respeito a esses equipamentos e, sempre que possível, optem por opções mais interessantes e otimizadas para a rotina da instituição.

A manutenção dos aparelhos também é um passo importantíssimo para mantê-los em bom funcionamento, aumentando a durabilidade.

Se você nunca analisou a instalação elétrica da empresa, pode ser interessante realizar esse monitoramento. Certifique-se de que as tomas adequadas estão sendo utilizadas para os equipamentos que exigem alta potência.

Certifique-se de que os equipamentos possuam selo Procel

O selo Procel de Economia de Energia é um excelente fator que ajuda a reduzir a conta de luz da empresa.

É graças a esse indicador que você saberá se os equipamentos que está adquirindo para a sua empresa possuem uma boa eficiência energética, além de funcionarem da melhor forma possível sem a necessidade de consumir muita energia.

Ao comprar equipamentos e maquinários para empresa, sempre que possível, dê preferência para as opções que possuem o selo Procel.

Fique de olho no ar condicionado

O ar condicionado pode ser a maior fonte de consumo de energia de uma empresa.

Por isso, é importante analisar como está o uso desse tipo de equipamento e otimizá-lo, uma vez que é tão difícil reduzir o uso devido ao conforto que ele proporciona.

Tenha cuidado com os equipamentos em modo de espera (stand by)

Deixar equipamentos no modo de espera (stand by) é algo muito comum e que, de certa forma, pode ser capaz de aumentar o consumo de energia da empresa.

Esse consumo extra muitas vezes é ignorado pelas instituições, que mantém uma rotina de computadores, impressoras, micro-ondas e até televisores em modo stand by por muitas horas. 

Essa prática em equipamentos que estão em modo de espera pode consumir em média 20% a mais de energia do que quando são totalmente desligados.

Esse número pode parecer baixo, mas avalie a quantidade de equipamentos que a sua empresa tende a deixar em stand by diariamente e você verá um crescimento significativo do valor da conta de energia da instituição.

Opte por paredes em cores claras

A iluminação, muitas vezes, é responsável por mais de 50% do consumo de energia de uma instituição.

Por isso, algumas escolhas são fundamentais para otimizar a clareza e conforto dos espaços.

Pensando nisso, uma forma de tornar a empresa mais iluminada é garantir que os ambientes tenham cores claras, capazes de refletir e espalhar a luz que está sendo gerada tanto pelas lâmpadas quanto pelos raios solares.

Além disso, uma outra alternativa para tornar a difusão da luz mais eficiente é instalar divisórias mais baixas.

Essa prática permite que a luz de um único ponto possa iluminar vários espaços.

Quando as divisórias estão altas, é mais difícil que a luz seja difusa, o que torna necessária a criação de mais pontos de luz para que todos os colaboradores recebam luz suficiente para realizarem suas tarefas.

Avalie a disposição de lâmpadas e luminárias

Como explicado anteriormente, o projeto de iluminação de uma instituição é um dos pontos de maior consumo de energia elétrica de uma empresa.

Por isso, é importante contar com o apoio de um profissional para realizar uma avaliação e reformulação da disposição das lâmpadas e luminárias da instituição, otimizando a energia e aumentando a iluminação do local.

Manutenções na instalação elétrica em dia

Um outro passo importantíssimo que, infelizmente, é onde muitas empresas falham é na manutenção da instalação elétrica da empresa.

É fundamental que os gestores sejam capazes de manter uma rotina para identificar se tudo está em ordem nessa parte elétrica da instituição, evitando problemas como fuga de energia, curto-circuito ou sobrecarga elétrica.

Considere investir em energia solar

A energia solar pode ser uma solução muito interessante e eficiente para empresas que estão pensando em como reduzir a conta de luz.

A autoprodução de energia, de fato, pode exigir um investimento maior a princípio, mas possui um resultado incrível: a redução de pelo menos 95% no custo de energia mensalmente dentro da instituição.

Vinda de um recurso natural, gratuito, sustentável e sem resíduos poluentes, a energia solar pode ser criada dentro da própria empresa e ser devidamente distribuída para ser utilizada na instituição.

A Teccel é uma das empresas mais eficientes e experientes do mercado, capaz de oferecer soluções diversas para empresa, sempre considerando suas necessidades e objetivos.

Apesar de um investimento um pouco maior no início, a energia solar se paga e começa a trazer retorno devido a economia, o que pode ser uma alternativa extremamente interessante a longo prazo.

E não se preocupe: mesmo em dias nublados a energia solar continua sendo produzida! Além disso, existem baterias capazes de “armazenar” energia solar produzida em dias mais claros, permitindo que essa fonte seja eficiente não só na parte do dia, como em turnos noturnos.

Entender como reduzir a conta de luz da sua empresa é fundamental para tornar o negócio mais sustentável e eficiente.

Além das medidas que citamos anteriormente, outros cuidados são interessantes, como trocar as lâmpadas da empresa por modelos mais econômicos, aproveitar a luz natural sempre que possível e, principalmente, conscientizar os colaboradores a respeito da necessidade de economizar energia e utilizar os recursos de forma estratégica e eficiente.

Quer saber como a energia solar pode ser uma boa escolha na busca de como reduzir a conta de luz da instituição? Entre em contato conosco.

Vaga de emprego

Faça parte de uma das melhores empresa do mercado de energia solar

(083) 99316-9081

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Qual a média do seu consumo de Energia Elétrica?