A nova produção da base de dados da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) mostra que havia 1.013 GW de capacidade de geração eólica e solar fotovoltaica instalada em todo o mundo a partir de 30 de junho de 2018. O total é bem equilibrado entre vento (54%) e solar (46%).
Olhando para trás, o primeiro terawatt de energia eólica e solar revela o quão longe esses dois setores irão. A capacidade instalada total cresceu 65 vezes desde o ano 2000 e mais do que quadruplicou desde 2010. Isso se deve ao fato de, ainda segundo a BNEF, a energia solar e a eólica são as fontes mais baratas do mundo e estão presentes nas principais economias do globo.
Ainda mais impressionante é o crescimento do PV solar sozinho. Recentemente, em 2007, havia apenas 8 GW de capacidade fotovoltaica instalada, em comparação com 89 GW de energia eólica. Desde então, o PV cresceu de apenas 8% da capacidade solar e solar total instalada para 46%. No processo, as instalações fotovoltaicas cresceram 57 vezes, com o PV de escala da concessionária ultrapassando o pequeno PV em 2014. O vento ainda representa a maior parte da base instalada em 54%, mas deve abandonar essa liderança em breve.
Levou algum tempo para instalar o primeiro trilhão de watts que foi de 40 anos. Mas, com as ambições globais aumentando e diminuindo os preços, permitindo que cada vez mais ativos de energia renovável sejam instalados, os analistas acreditam que o segundo trilhão será comissionado em meados de 2023. No entanto, quando analisamos os dados, fica fácil entender essa projeção, uma vez que 90% desse total instalado foi feito ao longo dos últimos 10 anos como mostra a figura.
As perspectivas do Mercado de Energia Renovável – também conhecidas como GREMO – estimamos que as instalações eólicas e solares globais atingiriam 865GW até o final de 2017 e chegarem muito perto de 1.000GW até o final de 2018. Na verdade, o mundo atingiu 945GW até o final de 2017, superando assim as expectativas dos pesquisadores na área em 9% e atingindo 1.000GW cerca de seis meses antes do que previram.