A Energia Solar, de todas as fontes renováveis que compõem a matriz elétrica do Brasil, é a opção ideal e mais indicada para se ter em casa. Apesar de no Brasil a fonte solar ser a menos consumida, de acordo com o Balanço Energético Nacional – BEN 2020, em 2019 houve um incremento da geração eólica e solar fotovoltaica, e esta última teve um aumento de 92,2% comparado ao ano anterior. Confira na imagem abaixo a Geração Elétrica¹ (GWh).
¹ Inclui geração distribuída
Esse crescimento acelerado demonstra que a polução brasileira está tomando ciência os benefícios de se ter uma energia limpa, sustentável e que traz economia para todo mundo. Por isso, se você ainda não é solar, vamos te contar 4 motivos para você mudar essa realidade e gerar sua própria energia.
1 – O SOL NO BRASIL e NORDESTE
A incidência de sol no Brasil é muito alta, tendo o seu nível mínimo sendo comparada ao nível máximo da Europa. Por isso, é uma fonte abundante e limpa para investir. E das regiões do Brasil, o Nordeste possui como forte característica a abundância em luz solar, pois o Sol banha todos os nove Estados.
É no Nordeste ainda que são abrigadas grande parte das usinas solares e eólicas do Brasil devido a sua excelente performance, exportando energia para outros estados da federação como o Sudeste e Centro-Oeste. Confira mais sobre a Energia no Nordeste aqui.
2 – A MANUTENÇÃO
O custo de manutenção é muito baixo, quando comparado as taxas mensais e bandeiras na conta de energia, pois os sistemas em sua grande maioria são autolimpantes e funciona com excelente desempenho por mais de 25 anos.
3 – SUSTENTABILIDADE E ENERGIA
A energia solar fotovoltaica é gerada dos raios solares em um processo totalmente limpo e sustentável, não emite gases e não agride a natureza. A geração dela é tão simples que pode ser feita gerada nas próprias residências, empresas, industrias e em propriedades rurais.
4 – A ECONOMIA DE ENERGIA
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a conta está dividida da seguinte forma: 33% do valor é para a geração de energia, 19% para manter e construir redes de distribuição e outros 7% para as redes de transmissão, 10% são de encargos que subsidiam políticas públicas do governo e 31% são tributos.
Com a energia solar, em pouco tempo de uso é possível pagar o seu investimento e depois é só aproveitar a economia. Você passa a economizar até 95% do valor da conta de luz, além de se libertar de aumentos.