Há anos, tem-se falado na economia com energia solar como algo do futuro. Com a popularização dos projetos solares e a evolução da energia proveniente da geração distribuída, podemos dizer que esse futuro já chegou. E ainda há muito a explorar e ganhar!

O potencial energético brasileiro, além da expertise das empresas em relação à geração de energia fotovoltaica, fez com que um número crescente de pessoas passasse a investir mais nessa fonte renovável e ver cada vez mais valor agregado nela.  

Com isso, é possível mitigar custos com a energia elétrica e passar a economizar. Continue a leitura e entenda como e porque isso é possível.

Evolução positiva que gera economia com energia solar

No começo de 2020, o Brasil atingiu a marca histórica de 3 GW de potência em geração distribuída, relacionada à energia solar que é destinada a residências e comércios/empresas.

Esse é um dos dados que mostram a evolução da energia no país e a sua capacidade de crescimento. Entre os benefícios, podemos citar os custos com manutenção, que são mínimos, e os módulos fotovoltaicos, que duram de 20 a 25 anos.

Economia com energia solar de até 95% na conta

Como destacado inicialmente, a economia com energia solar pode chegar até 95%, sendo que muitos especialistas apontam que o mínimo a ser economizado é 50%.

É claro que tudo depende do perfil de consumo no local e da qualidade dos módulos fotovoltaicos. No entanto, uma diminuição da conta de energia pela metade já é algo mais que desejável e permitirá a você pagar o investimento em seu projeto solar em pouco tempo.

Um ponto importante para quem instala a energia solar é que, antes mesmo do desenvolvimento do projeto, vale planejar para o futuro. Isso mesmo: se você deseja fazer mudanças na residência ou empresa e o consumo energético sofrerá impacto, é essencial alinhar as expectativas para um projeto bem feito e que gere grande economia.

Ainda é possível que a energia solar produzida em um determinado imóvel seja direcionada a outro local, que esteja sob a mesma titularidade e sob a mesma área de concessão de distribuição energética.

Leia também: A valorização da energia solar

Valorização do imóvel

Outro tipo de economia com energia solar indireta com o investimento em um projeto solar é a valorização de seu imóvel. Afinal, uma residência com essa energia renovável será um benefício a mais para futuros proprietários, que também desfrutarão de economia na conta de luz.

Muitos municípios também contam com o chamado IPTU verde. Esse tipo de programa oferece descontos no imposto para domicílios que contam com energia solar.

Investimento com retorno garantido

Quando se fala economia com energia solar, é muito comum que as pessoas falem que o “projeto se paga”. Isto é, o investimento para a aquisição e instalação dos módulos voltaicos será recompensado pela economia na conta de luz.

O tempo para esse retorno financeiro dependerá da economia observado em cada projeto. No entanto, imaginando uma economia de até 95% na conta de luz, em poucos anos é certo que o investimento será recompensado, sobretudo se projetarmos os eventuais aumentos nas tarifas de energia ao longo do tempo.

Tudo isso é conquistado com uma energia limpa, renovável e que preza pelo bem do meio ambiente! O que você achou do artigo de hoje sobre economia com energia solar? Deixe sua pergunta ou opinião nos comentários!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.