Há anos, tem-se falado na economia com energia solar como algo do futuro. Com a popularização dos projetos solares e a evolução da energia proveniente da geração distribuída, podemos dizer que esse futuro já chegou. E ainda há muito a explorar e ganhar!

O potencial energético brasileiro, além da expertise das empresas em relação à geração de energia fotovoltaica, fez com que um número crescente de pessoas passasse a investir mais nessa fonte renovável e ver cada vez mais valor agregado nela.  

Com isso, é possível mitigar custos com a energia elétrica e passar a economizar. Continue a leitura e entenda como e porque isso é possível.

Evolução positiva que gera economia com energia solar

No começo de 2020, o Brasil atingiu a marca histórica de 3 GW de potência em geração distribuída, relacionada à energia solar que é destinada a residências e comércios/empresas.

Esse é um dos dados que mostram a evolução da energia no país e a sua capacidade de crescimento. Entre os benefícios, podemos citar os custos com manutenção, que são mínimos, e os módulos fotovoltaicos, que duram de 20 a 25 anos.

Economia com energia solar de até 95% na conta

Como destacado inicialmente, a economia com energia solar pode chegar até 95%, sendo que muitos especialistas apontam que o mínimo a ser economizado é 50%.

É claro que tudo depende do perfil de consumo no local e da qualidade dos módulos fotovoltaicos. No entanto, uma diminuição da conta de energia pela metade já é algo mais que desejável e permitirá a você pagar o investimento em seu projeto solar em pouco tempo.

Um ponto importante para quem instala a energia solar é que, antes mesmo do desenvolvimento do projeto, vale planejar para o futuro. Isso mesmo: se você deseja fazer mudanças na residência ou empresa e o consumo energético sofrerá impacto, é essencial alinhar as expectativas para um projeto bem feito e que gere grande economia.

Ainda é possível que a energia solar produzida em um determinado imóvel seja direcionada a outro local, que esteja sob a mesma titularidade e sob a mesma área de concessão de distribuição energética.

Leia também: A valorização da energia solar

Valorização do imóvel

Outro tipo de economia com energia solar indireta com o investimento em um projeto solar é a valorização de seu imóvel. Afinal, uma residência com essa energia renovável será um benefício a mais para futuros proprietários, que também desfrutarão de economia na conta de luz.

Muitos municípios também contam com o chamado IPTU verde. Esse tipo de programa oferece descontos no imposto para domicílios que contam com energia solar.

Investimento com retorno garantido

Quando se fala economia com energia solar, é muito comum que as pessoas falem que o “projeto se paga”. Isto é, o investimento para a aquisição e instalação dos módulos voltaicos será recompensado pela economia na conta de luz.

O tempo para esse retorno financeiro dependerá da economia observado em cada projeto. No entanto, imaginando uma economia de até 95% na conta de luz, em poucos anos é certo que o investimento será recompensado, sobretudo se projetarmos os eventuais aumentos nas tarifas de energia ao longo do tempo.

Tudo isso é conquistado com uma energia limpa, renovável e que preza pelo bem do meio ambiente! O que você achou do artigo de hoje sobre economia com energia solar? Deixe sua pergunta ou opinião nos comentários!

Vaga de emprego

Faça parte de uma das melhores empresa do mercado de energia solar

(083) 99316-9081

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Qual a média do seu consumo de Energia Elétrica?