Os valores gastos com a conta de luz estão pesando não só nas residências como também no orçamento de empresas. Em um país como o Brasil, onde a maioria dos produtos e serviços são sobretaxados de impostos pelo governo, saber que estes resultam na quinta energia elétrica mais cara do mundo não é de se causar grande surpresa.
A conta de energia elétrica que antes representava um dos custos mais altos de estabelecimentos comerciais e para prestadores de serviços, agora pode ser reduzido ao investir no uso da energia solar. Essa energia oriunda do Sol é captada através de painel solar ou placa solar instalados em solo ou telhados de casas, estabelecimentos comerciais, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
A principal fonte de geração de energia elétrica do País ainda é a hídrica, que corresponde a 61,3% da produção, seguida pela produção a partir de combustíveis fósseis (17%), biomassa (8,7%) e eólica (5,9%). É o que aponta o último balanço da Aneel divulgado em agosto deste ano. Uma alternativa inteligente neste caso é o uso da energia solar, com essa solução é possível reduzir de até 95% e além disso, o investimento nesse tipo de fonte é recuperado entre quatro e seis anos.
Para os comerciantes e prestadores de serviço, instalar sistemas de energia solar é uma alternativa valiosa de redução de custos e melhoria de lucros!  O presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica – relata que o setor de comércio e serviços considera a energia elétrica como o segundo ou terceiro maior gasto operacional.
Utilizando a energia solar fotovoltaica o custo é reduzido, trazendo maior independência energética, além de ser uma fonte limpa de energia. No Nordeste, o que o difere são os seus projetos fotovoltaicos, pois normalmente eles possuem uma potência de geração maior quando comparada com outros estados. O investimento pode ser feito através de linhas de financiamento direcionadas para a instalação de sistemas solares.
O presidente da Absolar defende que a energia solar soma aos empresários o valor do posicionamento de sua marca junto ao consumidor, mostrando sua preocupação com a sustentabilidade. Este investimento colabora diretamente para a preservação e melhora da qualidade do meio ambiente, o que acaba contando na hora da compra e contratação de serviços por clientes. Como consequência, os consumidores começaram a ter uma maior consciência ecológica e valorização de práticas sustentáveis, comprar a empresas que são comprometidas com causas ambientais.
A energia solar cresceu duas vezes mais do que combustíveis fosseis em 2017 e vêm crescendo cada vez mais também no nosso Estado, a Paraíba. Para se investir em um sistema de energia solar é necessário antes fazer uma análise do fator solar, gerar mais a partir do seu consumo médio mensal para identificar a potência necessária para o mesmo. Na região no Alto Sertão Paraibano, por exemplo, pode chegar a mais de 6 o fator solar como é o caso de Cajazeiras.
Veja outras matérias: como e onde instalar um sistema de energia solar.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.