Além de serem fontes de energia limpa, renovável e sustentável, as placas solares trazem benefícios financeiros que realmente fazem valer o investimento de quem opta pela energia fotovoltaica. 

“O crescimento da geração de energia solar fotovoltaica distribuída em todo o território nacional, por meio do marco regulatório atualmente vigente, trará mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios líquidos para todos os consumidores do País até 2035”, segundo cálculos conservadores da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar).

Mas quais cuidados é preciso tomar antes de escolher um fornecedor para te ajudar na instalação? Separamos alguns itens que você precisa se atentar antes de investir:

Avalie a qualidade das placas solares

Quando falamos de energia solar, falamos de economia, mas também de eficiência energética, certo? Por isso, o primeiro ponto a ser ressaltado na escolha das placas solares do seu imóvel é a qualidade do equipamento.

Mas não se engane! Quanto mais eficiência tiver o seu painel solar, maior será o custo de investimento dele. A maioria dos fabricantes de painéis solares trabalham com um nível de eficiência que varia de 14% a 20%. Um equipamento que atinja uma porcentagem dentro desse nível de eficiência poderá ser adequado ao seu projeto, dependendo da sua aplicação.

Por exemplo, em locais onde o espaço do telhado é escasso, a quantidade de placas solares aplicadas é consequentemente menor, o que faz com que os proprietários dos imóveis acabem investindo em equipamentos mais eficientes, pois o retorno em economia vira prioridade. 

Outro ponto importante é optar por um fornecedor que ofereça soluções de sistemas que garantem o funcionamento do equipamento em qualquer condição climática, para que em dias nublados a energia possa ser suprida.

Vistoria técnica e manutenção importam!

Assim como outros tipos de energia, as placas solares também precisam de vistoria e manutenção periódica. Isso porque elas estão sujeitas a intervenções ambientais que podem danificá-las com o tempo.

Os painéis solares precisam receber cuidados de limpeza e vistoria, pois em sua maioria são fabricados para durarem cerca de 25 anos, e se não forem cuidados, esse prazo pode diminuir drasticamente.

Leia mais: 5 coisas que você não sabia sobre energia solar

Segurança na instalação é primordial!

Segurança em primeiro lugar, sempre! Erros de dimensionamento do sistema e componentes elétricos podem gerar riscos ao seu imóvel, como incêndios causados pela sobrecarga do equipamento, que também reduzem a vida útil das placas solares.

Preze por um fornecedor que ofereça orientações para a instalação do sistema, como o estudo da inclinação das placas e posicionamento, fatores que podem interferir bastante na geração de energia.

Além disso, seu fornecedor precisa ter todas as certificações do Inmetro e estar adequado às normas técnicas regulamentadoras da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa 482/12), que determina regras para geração de energia solar.

Estude os cases e escolha a empresa com melhor reputação

Na hora de escolher a melhor empresa para realizar o seu projeto com placas solares, preze pelo bom atendimento e pela garantia de suporte técnico. Seu fornecedor precisa oferecer respaldos antes e após a instalação do seu sistema, para que a energia fotovoltaica seja, realmente, um benefício vantajoso para você.

Vaga de emprego

Faça parte de uma das melhores empresa do mercado de energia solar

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Qual a média do seu consumo de Energia Elétrica?