Além de serem fontes de energia limpa, renovável e sustentável, as placas solares trazem benefícios financeiros que realmente fazem valer o investimento de quem opta pela energia fotovoltaica. 

“O crescimento da geração de energia solar fotovoltaica distribuída em todo o território nacional, por meio do marco regulatório atualmente vigente, trará mais de R$ 13,3 bilhões em benefícios líquidos para todos os consumidores do País até 2035”, segundo cálculos conservadores da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar).

Mas quais cuidados é preciso tomar antes de escolher um fornecedor para te ajudar na instalação? Separamos alguns itens que você precisa se atentar antes de investir:

Avalie a qualidade das placas solares

Quando falamos de energia solar, falamos de economia, mas também de eficiência energética, certo? Por isso, o primeiro ponto a ser ressaltado na escolha das placas solares do seu imóvel é a qualidade do equipamento.

Mas não se engane! Quanto mais eficiência tiver o seu painel solar, maior será o custo de investimento dele. A maioria dos fabricantes de painéis solares trabalham com um nível de eficiência que varia de 14% a 20%. Um equipamento que atinja uma porcentagem dentro desse nível de eficiência poderá ser adequado ao seu projeto, dependendo da sua aplicação.

Por exemplo, em locais onde o espaço do telhado é escasso, a quantidade de placas solares aplicadas é consequentemente menor, o que faz com que os proprietários dos imóveis acabem investindo em equipamentos mais eficientes, pois o retorno em economia vira prioridade. 

Outro ponto importante é optar por um fornecedor que ofereça soluções de sistemas que garantem o funcionamento do equipamento em qualquer condição climática, para que em dias nublados a energia possa ser suprida.

Vistoria técnica e manutenção importam!

Assim como outros tipos de energia, as placas solares também precisam de vistoria e manutenção periódica. Isso porque elas estão sujeitas a intervenções ambientais que podem danificá-las com o tempo.

Os painéis solares precisam receber cuidados de limpeza e vistoria, pois em sua maioria são fabricados para durarem cerca de 25 anos, e se não forem cuidados, esse prazo pode diminuir drasticamente.

Leia mais: 5 coisas que você não sabia sobre energia solar

Segurança na instalação é primordial!

Segurança em primeiro lugar, sempre! Erros de dimensionamento do sistema e componentes elétricos podem gerar riscos ao seu imóvel, como incêndios causados pela sobrecarga do equipamento, que também reduzem a vida útil das placas solares.

Preze por um fornecedor que ofereça orientações para a instalação do sistema, como o estudo da inclinação das placas e posicionamento, fatores que podem interferir bastante na geração de energia.

Além disso, seu fornecedor precisa ter todas as certificações do Inmetro e estar adequado às normas técnicas regulamentadoras da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica (Resolução Normativa 482/12), que determina regras para geração de energia solar.

Estude os cases e escolha a empresa com melhor reputação

Na hora de escolher a melhor empresa para realizar o seu projeto com placas solares, preze pelo bom atendimento e pela garantia de suporte técnico. Seu fornecedor precisa oferecer respaldos antes e após a instalação do seu sistema, para que a energia fotovoltaica seja, realmente, um benefício vantajoso para você.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.