Hoje em dia é comum ouvir falar a respeito de energia solar, mas infelizmente ainda dependemos muito da geração de energia elétrica vinda de outras fontes.

Parte dessa dependência ainda se dá por conta do pouco conhecimento que a população tem sobre a energia renovável e os seus benefícios, ainda que este seja um assunto bastante em voga. Dependemos ainda da energia fornecida pelas concessionárias, mesmo que a energia solar possua benefícios muito maiores.

Por isso, neste artigo traremos algumas curiosidades sobre este tema. Vamos então falar sobre as 5 coisas que você (provavelmente) não sabia sobre energia solar?

1 Energia solar: Livre e inesgotável

Enquanto alguns outros tipos de energia dependem de recursos esgotáveis (quantidade limitada no planeta) para extração, como o carvão e outros combustíveis fósseis, a energia solar é renovável, já que vem dos raios solares e não esgotamos essa fonte apenas por captar a sua energia, além de ser totalmente natural e limpa.

Pelo contrário, o sol envia o tempo todo a sua energia na direção do planeta Terra, que acaba, de certa forma, sendo desperdiçada quando não captada.

2 Energia solar: Energia sustentável

A energia solar é considerada sustentável. Isso significa que ela pode atender nossas necessidades sem afetar as próximas gerações. E como ela, além de ser livre e inesgotável, como já mencionamos, também não emite poluentes na atmosfera, pode ser utilizada sem maiores problemas para o meio ambiente e para nossa qualidade de vida.

Por isso mesmo é que empresas que a utilizam acabam por se beneficiar do uso de energia mais barata, e contribuem com a natureza.

Leia mais: Checklist para diminuir a conta de luz da sua empresa

3 Existe energia solar mesmo nos dias nublados

É comum pensar que a geração de energia através de sistemas solares fotovoltaicos, aqueles que utilizam placas solares que ficam geralmente nos telhados das construções, dependa exclusivamente da luz do sol e, por isso, não há geração de energia em dias nublados ou chuvosos.

Há até mesmo quem pense que a geração de energia dependa somente do calor do sol, portanto esse tipo de sistema não funcionaria em regiões frias.

Nenhum desses pensamentos representa a realidade da geração de energia solar!

A geração desse tipo de energia depende, na verdade, da radiação solar, portanto, nada tem a ver com a temperatura. E embora haja mais radiação em dias ensolarados, ela também existe e pode ser captada nos dias nublados ou chuvosos, já que não depende exclusivamente da incidência da luz do sol nas placas.

A diferença fica apenas por conta da quantidade um pouco inferior de energia que pode ser gerada. Isso porque o número de nuvens bloqueando o Sol e a irradiação solar é maior, o que se reflete na produção da energia solar.

4 Estações espaciais

As estações espaciais que orbitam ao redor da Terra utilizam apenas a energia solar como fonte para as suas atividades. A geração de energia no espaço é do mesmo tipo da que usamos em empresas e residências, através da captação de radiação solar pelas placas solares fotovoltaicas. Apenas os equipamentos é que são adaptados para as condições mais extremas de uso.

Em uma simples foto da Estação Espacial Internacional, você pode ver as fileiras de placas solares que são utilizadas para abastecer toda a estação.

Você já ouviu falar de missões espaciais utilizando tecnologia obsoleta ou desperdício de energia e recursos? Isso só vem a confirmar o quanto a energia solar é, não apenas viável, mas a escolha de quem entende de tecnologia e economia de recursos.

5 Energia solar e a água potável

Recentemente foi desenvolvida uma tecnologia, que ainda está em fase de testes, que utiliza a energia solar para a dessalinização da água. Isso quer dizer que ela agora poderá ser utilizada para tornar a água do mar em água potável, pronta para o consumo humano.

Com um processo com baixo custo de implementação e manutenção e fácil construção, a dessalinização da água promove a transformação social com o fornecimento de água potável a uma determinada região.

Novo projeto

Uma Startup desenvolveu um contêiner adaptado, acompanhado de uma fileira de painéis solares, e o colocou em uma cidade costeira da Namíbia, perto da praia. O sistema criado por ela não usa baterias, o que evita a emissão de dióxido de carbono, e mantém a pressão certa. A tecnologia consegue transformar a água salgada do Oceano Atlântico em água potável e o menor sistema tem capacidade de produzir 3.500 litros de água por hora, além de filtrar a água e remover bactérias e outros componentes prejudiciais à saúde!   

Diante de três dos maiores problemas do nosso planeta atualmente, como a emissão de gases poluentes, a crise energética e a crise hídrica, a energia solar é potencialmente uma solução para esses problemas!

Você provavelmente já ouviu falar a respeito da possibilidade de esgotarmos nossas reservas de água potável, mesmo diante da imensidão de água que existe em nossos oceanos. Pois agora a energia solar pode finalmente cumprir um papel crucial diante desse problema.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.