Se a conta de luz é uma preocupação nas residências e no orçamento familiar, imagine então o tamanho do problema que elas representam no ambiente empresarial.
O aumento constante das tarifas e o desperdício causado pela falta de informação e conscientização nas empresas reforçam o problema. Dependendo da área de atuação de uma empresa, pode existir uma maior necessidade energética, a exemplo das que fazem uso constante de maquinário elétrico em suas operações.
O valor da conta de luz nesses cenários pode ser decisivo para a sobrevivência dessas empresas. Então, como é possível solucionar ou lidar com esse problema?
É pensando nisso que preparamos uma lista de ações e atitudes que podem fazer a diferença na conta de luz de uma empresa. Veja a seguir!
Checklist para redução da conta de luz
A conta de luz pode representar até 40% do custo de produção em uma empresa, por isso, a sua redução pode ser vital para o funcionamento ou mesmo a sua competitividade. Qualquer redução é, portanto, bem-vinda e fundamental. Aprenda o que pode ser feito para reduzir a conta de luz da sua empresa:
Revisões e adaptações elétricas para reduzir a conta de luz
Se os disjuntores são lacrados para uso apenas do eletricista, eles podem ser organizados de forma intuitiva para o uso de todos, que podem acionar apenas os setores que estão sendo utilizados.
A estrutura elétrica de um imóvel é feita pensando na quantidade e no equilíbrio de carga elétrica, algo que deve ser revisto periodicamente, já que equipamentos e materiais obsoletos ou deteriorados contribuem para o desperdício. Contrate um profissional para realizar a avaliação e/ou troca de condutores (fiação), tomadas e disjuntores.
Manutenção preventiva em equipamentos
Equipamentos elétricos desregulados ou precisando de manutenção, além de serem um risco para a segurança e a produtividade, acabam consumindo um maior volume de energia para operar. A manutenção preventiva pode evitar esse desperdício.
Faça a troca de equipamentos para os que tenham selo Procel classe A, sempre que possível, priorizando a troca daqueles com mais alto consumo de energia.
Conta de luz e otimização da iluminação
Otimizar a iluminação na sua empresa não significa apenas evitar o desperdício mantendo lâmpadas que não estão sendo utilizadas apagadas. Veja o que mais pode ser feito nesse sentido:
- Troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED.
- Máxima utilização da luz natural, com janelas abertas durante o dia sempre que possível.
- Estude a possibilidade da abertura de novas entradas de luz de forma estratégica.
- Utilização de cores claras nos ambientes, o que diminui a necessidade de luz.
- Invista em automação na iluminação.
Melhor controle climático
O ar-condicionado pode representar um enorme gasto na conta de luz da sua empresa. Você pode mantê-los otimizado o funcionamento, evitando gastos desnecessários, além de prestar atenção em outras soluções térmicas que podem reduzir a necessidade de seu uso. Veja o que pode ser feito, além da manutenção preventiva:
- Manter janelas e portas sempre fechadas quando em uso;
- Evitar a incidência de raios solares nos ambientes climatizados;
- Evitar a incidência de raios solares nos equipamentos de ar-condicionado;
- Utilizar termostato e controle de temperatura;
- Invista em isolamento térmico com tintas e telhas especiais;
- Aproveitar a circulação natural de ar, sempre que possível.
Conscientização e metas de redução
A redução da conta da luz só será realmente efetiva com a conscientização e participação dos colaboradores da empresa, além do estabelecimento de metas de redução do consumo. O que pode ser feito a respeito?
- Análises periódicas de consumo;
- Informações sobre o consumo consciente;
- Estabelecimento de metas realistas de redução;
- Reuniões periódicas sobre metas de redução;
- Competições e premiações entre setores, se possível.
É importante conscientizar que muitos aparelhos não precisam estar ligados durante todo o expediente e que até mesmo equipamentos na tomada sem uso, como carregadores de celular, chegam a representar uma significativa parcela da conta de luz.
Invista em energia renovável
Com o alto consumo de energia elétrica nas empresas, investir em um sistema de energia solar fotovoltaica é bastante compensador.
Leia também: Por que prestar atenção em energias renováveis?
Apesar do alto custo de implementação, ele retorna rapidamente em contas de luz que podem ser até 95% mais baratas. Esse valor de implementação pode ser também parcelado de forma a não impactar as finanças da empresa.
A utilização da energia solar, em conjunto com as ações mencionadas nesse nosso checklist, poderá representar uma redução inimaginável nos custos operacionais de uma empresa. E além disso, existem políticas de reduções de impostos para empresas que utilizam energia limpa, já que elas estão também colaborando para reduzir a emissão de poluentes em nossa atmosfera.