Por que o foco em energias renováveis? Você sabe por que esse assunto está tão em alta?

Até o ano de 2050, segundo a EPE – Empresa de Produção Energética – o Brasil vai precisar do dobro da quantidade de energia que é utilizada hoje em dia no país. E esse cenário se repetirá, com alguma variação, no restante do mundo.

E isso é um problema, já que a geração de energia atualmente é uma das maiores responsáveis pela emissão de CO2 e outros gases na atmosfera, causadores da poluição, das mudanças climáticas e do efeito estufa.

Em busca de uma melhor equação entre a necessidade de energia e a sobrevivência do planeta é que estamos procurando um maior índice de geração de energia através de fontes renováveis. E é por isso que falaremos sobre a importância de prestar mais atenção ao uso de energias renováveis.

Você sabe o que são energias renováveis?

Se você não sabe ainda o que é energia renovável, tudo bem. Vamos explicar rapidamente esse conceito.

São consideradas energias renováveis todo tipo de energia, seja ela elétrica ou para o uso como o combustível, provenientes de fontes naturais que não se esgotam, ou seja, que não acabam conforme usamos.

Alguns exemplos de energias renováveis são aquelas provenientes da luz solar, do movimento da água, sejam ondas, marés ou hidroelétricas, além da energia eólica, ou a força do vento, entre outras.

Esse tipo de energia, além de ser inesgotável e estar sempre disponível na natureza, pode ser captada e convertida, por exemplo, em energia elétrica, sem que haja emissões de gases poluentes na atmosfera, em contraste, por exemplo, com a energia extraída do petróleo e do carvão.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber para entender o que é energia solar

O problema de energia no Brasil e no mundo

A tecnologia evoluiu muito, principalmente nas últimas quatro décadas, porém continuamos a utilizar fontes não renováveis e poluentes, como o carvão e o petróleo, como principais fontes de energia. E considerando que a demanda por energia só aumenta ao longo dos anos e que nosso meio ambiente já se encontra saturado, o uso de energias renováveis se torna um assunto de grande urgência.

A substituição das fontes não renováveis e poluentes por fontes renováveis e limpas, como principais geradores de energia, é hoje a forma mais eficaz de reverter os danos e desequilíbrios causados ao meio ambiente por conta desse uso irresponsável dos nossos recursos naturais.

Em busca da solução desse problema energético é que se viu, décadas atrás, o entusiasmo pela utilização da energia nuclear, minado pelos gravíssimos problemas da falta de segurança inerente ao uso desse tipo de energia, como foi visto em tragédias como a de Chernobyl, na Rússia e mais recentemente em Fukushima, no Japão.

Perspectivas energéticas para o futuro

A solução para a crise energética mundial são as energias renováveis. Tanto no último Fórum de Viena, como nas resoluções adotadas na Agenda 2030 da ONU, foram traçadas metas para que o uso desse tipo de energia seja crescente, substituindo aos poucos, a nossa histórica dependência dos combustíveis fósseis.

Energia renovável é o nosso futuro!

No Brasil, cerca de 80% de nossa energia elétrica já provém de uma fonte renovável, que são as hidrelétricas. Mas esse cenário ainda está longe de ser o ideal, pois o crescimento de nossa matriz energética demandaria a construção de novas hidrelétricas, que causam um impacto significativo em nosso meio ambiente, apesar de não emitirem gases nocivos na atmosfera.

A energia eólica, por sua vez, parece não ter o potencial necessário para atender a demanda energética, ao menos não com nossa atual tecnologia, assim como acontece com a energia das marés, dos oceanos, com a energia geotérmica e com a bioenergia.

A fonte mais promissora de energias renováveis é a energia solar!

A irradiação solar que chega à Terra é mais do que suficiente para atender a demanda do planeta, mas são necessárias mais políticas públicas e conscientização da população.

A tecnologia de captação e geração de energia solar é hoje bastante acessível, se comparado há anos. E com o crescente interesse pelo uso de energias renováveis, vem se tornando não apenas um investimento no futuro do planeta, mas também um investimento financeiro, já que hoje é mais barato, a médio e até curto prazo, usar energia solar no lugar da energia elétrica gerada convencionalmente.

É por isso que hoje a indústria, o comércio e até mesmo residências estão optando pela instalação de sistemas solares fotovoltaicos, que acabam resolvendo o problema individual de energia, mas também contribuindo para essa necessidade urgente do nosso planeta.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.