O Brasil, no ano de 2018, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atingiu a marca de geração solar de 1,6 GW! O nosso país possui uma das maiores incidências solares do mundo e cada vez mais a energia solar tem se expandido no território tupiniquim.
Além de ser uma fonte limpa, praticamente inesgotável; a energia solar traz bastante diferença na conta de luz. Não é à toa que muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas e os custos das instalações tendem a ficar menor. Com isso, os estados brasileiros estão investindo cada vez mais nesse tipo de energia sustentável, destacam-se cinco maiores:
1 – Minas Gerais: este grande estado brasileiro é líder tendo sido o primeiro a ter a isenção do ICMS sobre a energia solar e a alta tarifa de energia comum. Além disso, Minas Gerais possui altos níveis de incidência solar em grande parte do ano, com isso, a energia solar fotovoltaica é uma ótima solução para substituir a energia comum. Atualmente, são 5.685 sistemas de energia solar residencial, 1.312 sistemas de energia solar comercial, 259 sistemas de energia solar industrial e 496 sistemas de energia solar rural. Um crescimento muito proveitoso!
2 – São Paulo: em segundo lugar no ranking de estados com maior uso da energia solar. No segmento de sistemas solares residenciais, por exemplo, São Paulo já passou os números de Minas Gerais. Sistemas de energia solar residencial são os que possui mais rentabilidade e representatividade na geração distribuída do Brasil. São Paulo possui: 6.523 sistemas de energia solar residencial, 881 comerciais, 105 industriais e 132 rurais.
3- Rio Grande do Sul: o Estado que ocupa o terceiro lugar no segmento, sendo contabilizados 340 kW de potência gerada contra 50.315 kW do estado paulista. O que acontece é que o Rio Grande do Sul possui mais sistemas de energia solar comerciais instalados e esse tipo de sistema tem maior potência se comparado aos sistemas residenciais. São: 3.529 sistemas residenciais, 1.152 comerciais, 185 industriais e 300 rurais.
4 – Rio de Janeiro: o quarto lugar fica para o Rio que recebe uma radiação solar de 1,7 MW/m2 anualmente com irradiação direta média de 5,18 kWh/m2 por dia. O potencial do Rio de Janeiro é tão grande que cada metro quadrado exposto ao forte sol recebe energia solar capaz de aquecer um chuveiro por mais de uma hora diariamente. Seria o fim dos chuveiros elétricos!
5 – Ceará: o vizinho estado cearense cresceu cerca de 57% em relação à potência instalada de geração solar fotovoltaica distribuída nos últimos seis meses. Os dados da Aneel mostraram que em junho de 2018 o estado saltou para 17,1 MW. Além disso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) ranqueou o estado em quinto lugar no Brasil e o primeiro do Nordeste, com 6,3% da potência nacional instalada.
A Paraíba segue seus investimentos nessa área de sistemas solares e outras formas renováveis para captação de energia. Mais e mais projetos estão sendo feitos para instalar esse tipo de sistema e aproveitar todos os seus benefícios; em se tratando de geração distribuída, o Estado detém 8,6 MW de potência instalada.
Mais e mais clientes residenciais, comerciantes e escolas brasileiras procuram instalar sistemas de energia solar para aproveitar todos os seus benefícios. A energia solar é uma fonte de energia que também atrai o interesse do governo brasileiro e promove o surgimento de incentivos.
Só no ano passado, de 2017, o Brasil atingiu à marca de 1 GW de potência gerada por energia solar. O país passou a ocupar a oitava posição no ranking mundial da produção de energia solar e, a partir disso, é possível notar que essa categoria é a fonte energética mais crescente não só em nosso país como também em todo o globo terrestre!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.