A economia de energia para empresas é uma necessidade: negócios de pequeno, médio ou grande porte podem — e devem — se beneficiar das mais diversas estratégias de economia de energia diariamente.

Quando pensamos em uma empresa saudável e rentável, o melhor dos cenários é aquela instituição capaz de reduzir os seus custos ao máximo sem deixar que isso prejudique a qualidade dos produtos e serviços.

Para isso, algumas alternativas podem ser interessantes, como o investimento em energia solar, que pode reduzir em até 95% o custo mensal da conta de luz.

Interessante, né? Venha aprender mais sobre o tema no artigo de hoje.

A importância do controle de custo nas empresas

Uma empresa sustentável e rentável é o objetivo de todos os empresários, independente do ramo e do porte da instituição.

No entanto, o maior desafio está em conseguir ter um maior controle e redução dos custos da empresa sem que isso impacte na qualidade dos produtos e serviços que estão sendo comercializados.

Muitas vezes, os gestores têm dificuldade em encontrar essas soluções, mas a verdade é que, se analisarmos bem, hoje a tecnologia nos permite otimizar os nossos investimentos diariamente.

A energia solar, que por muito tempo foi algo “incerto” e que gerava muitas dúvidas entre os gestores, hoje é uma das alternativas mais interessantes para quem quer economizar até 95% nas contas de luz.

As estratégias de economia de energia

Existem algumas estratégias básicas que podem ajudar na economia de energia para empresas.

Antes de nos aprofundarmos na energia solar como uma alternativa extremamente rentável e interessante, vamos repassar algumas dicas que precisam ser postas em prática o quanto antes para começar agora mesmo a economizar.

São elas:

  • usar aparelhos e equipamentos mais econômicos;
  • manter as paredes da empresa em cores mais claras;
  • instalar sensores de movimento e presença em regiões de passagem;
  • saber escolher as lâmpadas mais adequadas para a empresa;
  • aproveitar a iluminação natural;
  • sempre desligar da tomada os aparelhos que não estão em uso.

Vamos entender cada uma delas a seguir.

1. Escolha os aparelhos mais econômicos

O primeiro passo para a economia de energia para empresas é escolher os aparelhos e equipamentos mais econômicos.

Na hora de comprar equipamentos, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos para a sua empresa, confira os produtos que possuem o selo de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica — Procel.

Os equipamentos que possuem esse selo são mais econômicos e consomem menos eletricidade no dia a dia.

Além disso, se você por ventura precisar adquirir algum equipamento de outro país, existe um selo semelhante: o Energy Star. 

Os equipamentos com esse selo também são mais econômicos e possuem melhor performance com um consumo menor de energia no dia a dia.

2. Se possível, mantenha as paredes da empresa em cores mais claras

Para conseguir aproveitar ainda mais a iluminação natural e a luz já instalada nas empresas, uma dica muito simples — e também muito eficiente — é optar por paredes em cores mais claras.

Quando temos paredes mais claras, elas tendem a refletir mais a luz que recebem, o que faz com que o ambiente fique com um aspecto mais claro e iluminado, reduzindo assim a necessidade de aumentar a quantidade de lâmpadas e luminárias no espaço.

3. Instale sensores de luz em áreas de passagem

Os sensores de presença são alternativas muito interessantes para as empresas que possuem áreas de passagem, como escadas e corredores que são usados diariamente mas, de certa forma, muito rápido.

Esses sensores de luz são ativados quando alguém está presente nesses espaços, fazendo com que a luz só seja acionada na presença de pessoas.

Quando ele identifica que não existem pessoas no ambiente, as luzes se apagam.

Dessa forma, evitamos o gasto de energia caso alguém se esqueça de desligar a luz ao passar pela área, por exemplo.

4. Escolha as lâmpadas corretas para a sua empresa

Um outro detalhe muito importante é escolher as lâmpadas corretas e mais econômicas para a sua empresa.

A melhor alternativa, dentre todas as disponíveis, são as lâmpadas de LD, pois além de terem um menor consumo de energia diariamente, também são uma alternativa reciclável.

De qualquer forma, as lâmpadas fluorescentes devem ser consideradas no lugar das tradicionais lâmpadas incandescentes, uma vez que esse segundo tipo consome mais energia e não é a melhor alternativa para o meio ambiente.

5. A iluminação natural é sua aliada

Ao escolher um espaço para a sua empresa, a dica é optar por aqueles ambientes que são mais arejados e possuem maior incidência de luz natural.

Isso porque, esses espaços com grandes janelas e mais abertos permitem que o consumo de energia elétrica pelo uso de iluminação seja reduzido durante uma boa parte do dia.

6. Aparelhos que estão fora de uso devem ser desligados da tomada

Quem nunca saiu da empresa e deixou o microondas da copa ligado na tomada? Ou então, deixou a fonte do computador conectada, ou um carregador de celular também conectado?

Apesar de não estarem sendo usados naquele momento, esses equipamentos gastam energia só de estarem diretamente na fonte.

É importante que, ao deixar de usar algum equipamento, ele seja desligado da tomada, reduzindo assim o consumo de energia elétrica dentro da empresa.

Isso pode se aplicar a diversos aparelhos, e por isso é importante ter uma cultura interna na instituição de mantê-los desligados quando estiverem fora de uso.

Invista em energia solar para economizar energia nas empresas

O investimento em energia solar por parte das empresas está aumentando consideravelmente no Brasil e no mundo.

Isso se dá, principalmente, pelos benefícios financeiros e a possibilidade de conquistar uma boa economia de energia para as empresas.

Quando uma empresa realiza a instalação de um sistema fotovoltaico para produzir energia solar nas suas dependências, é possível ter uma redução de até 95% nas contas de luz todos os meses.

Além disso, existe uma outra alternativa que, para muitas intituições, pode ser a mais interessante: a compra dessa energia solar com empresas que produzem.

Nesse segundo cenário, a economia de energia para empresas se dá pelos preços mais baixos na comercialização e, principalmente, das estratégias do mercado livre.

Entender quais são as necessidades de energia do seu negócio é o primeiro passo para conquistar a economia de energia para empresas que você tanto busca.

É interessante contar com uma empresa especializada como a Teccel para entender quais são as demandas do seu negócio e, a partir daí, quais são as melhores alternativas.

Quer saber como nós podemos te ajudar? Entre em contato conosco.

Vaga de emprego

Faça parte de uma das melhores empresa do mercado de energia solar

(083) 99316-9081

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Qual a média do seu consumo de Energia Elétrica?