Um dos maiores vilões no orçamento de qualquer empresa é certamente o consumo de energia, ou melhor, o valor da conta de luz!

E não precisa ser especificamente uma empresa que utilize maquinário pesado ou que trabalhe com itens congelados, que necessitam de constante refrigeração. Qualquer imóvel comercial, para funcionar, gasta normalmente muito mais energia do que em um imóvel residencial.

Mas se, além de consumir energia elétrica, em seu imóvel comercial houvesse como gerar energia?

A boa notícia é que gerar a própria energia elétrica é possível e acessível. Por isso, vamos falar um pouco do consumo de energia nas empresas, dos equipamentos que mais consomem energia elétrica, sobre as formas de economizar e de como gerar energia!

O consumo de energia elétrica nas empresas

Esse assunto pode ser um problema de competitividade e até mesmo de sobrevivência nas empresas, podendo representar até 40% de todos os seus gastos.

É possível apontar os principais e mais conhecidos vilões, como o ar condicionado e outros sistemas de refrigeração, a iluminação, os computadores e outros tipos de maquinário, específicos de cada negócio.

Porém, existem ações que podem ser praticadas para a economia de energia elétrica, que muitas empresas acabam abandonando, mas que podem fazer uma grande diferença

Como reduzir esses números?

Existem algumas atitudes importantíssimas que podem reduzir o consumo de energia na sua empresa, sem que seja necessário economizar tempo de uso dos equipamentos, por exemplo:

Faça uma revisão elétrica

Equipamentos e materiais obsoletos na estrutura elétrica do imóvel podem colaborar para um maior e desnecessário gasto de energia

Faça manutenção preventiva de equipamentos

O mesmo se aplica aos equipamentos elétricos, que quando estão desregulados ou sem manutenção, podem utilizar mais energia para realizar as mesmas tarefas.

Leia mais: Como calcular o consumo de energia dos equipamentos elétricos da sua empresa

Arquitetura com eficiência energética

O planejamento dos ambientes pode influenciar nesse fator. O uso de isolamento térmico, de tintas especiais, a abertura de entradas de luz e ventilação, a utilização de cores claras, entre outras medidas, também podem fazer uma grande diferença.

Você pode também:

  • Substituir lâmpadas comuns por lâmpadas LED
  • Investir em automação de iluminação
  • Utilizar o termostato e o controle de temperatura do ar condicionado
  • Conscientizar os colaboradores da empresa sobre o consumo de energia
  • Investir no uso de energias alternativas

Sobre este último item, o uso de energias alternativas, falaremos com mais detalhes a seguir.

Como gerar energia elétrica na sua empresa?

Até agora, falamos apenas do consumo de energia e da necessidade de reduzir esse consumo. Mas se você pudesse também gerar a energia que consome no seu próprio imóvel?

É por isso que, hoje em dia, cada vez mais cresce o número de imóveis residenciais e comerciais que investem em energia solar. Porque através de um projeto de energia solar, é possível colocar em prática como gerar energia, diminuindo os enormes gastos habituais com as contas de luz.

O mais eficiente desses sistemas é o sistema solar fotovoltaico. Veja como ele funciona:

Primeiro, uma empresa especializada desenvolve um projeto de energia solar especialmente para o seu imóvel comercial. Ela vai determinar a capacidade de geração do local e os equipamentos necessários para o sistema.

A instalação desse sistema não utiliza grandes espaços do seu imóvel, já que o principal equipamento são as placas fotovoltaicas, que normalmente são instaladas nos telhados das construções.

Essas placas são equipadas com as células fotovoltaicas, que possuem a capacidade de captar os raios ultravioletas (não apenas pela incidência do sol) e convertê-los em energia elétrica em corrente contínua.

Esse sistema vai abastecer a estrutura elétrica do imóvel e o excedente pode ser devolvido à rede da concessionária de energia, gerando créditos junto ao órgão, que podem ser usados para abater da conta de energia elétrica dentro dessa instalação ou de outra na mesma concessionária.

A independência energética da sua empresa

Assim, ao saber como gerar energia, a sua empresa passa a não mais depender totalmente da concessionária de energia elétrica de sua cidade e o consumo de energia passa a não ser mais uma preocupação tão grande para o seu negócio.

Então, ao invés de despender esforços para a economia de energia, você pode direcioná-los para o crescimento do seu negócio e ainda utilizar a economia com a conta de luz para investir na empresa.

E agora que você já sabe como gerar energia, sabe também que investir em energia solar pode ser uma mudança decisiva e duradoura para a saúde financeira da sua empresa!

A Teccel conta com profissionais qualificados que desenvolvem projetos de energia instalados em casas e empresas. Clique no botão abaixo e entre em contato com o nosso time de especialistas.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.