Você já se perguntou quais são os aparelhos elétricos da sua empresa que mais consomem energia diariamente? Calcular o consumo de energia da sua operação talvez possa ser a saída para a economia, redução de custos e até mesmo para um consumo de energia mais consciente.

A partir do cálculo de consumo, você poderá estabelecer rotinas mais planejadas e métodos mais eficazes para economizar, uma vez que saberá exatamente aonde o seu consumo energético é maior.

Primeiro, entenda conceitos básicos

Para começar a aprender a calcular o consumo de energia da sua empresa, você precisará entender alguns conceitos básicos da energia, como o que é o watt e como esta unidade de medida interfere na sua conta de luz.

Um watt (1) é equivalente a um joule (1) por segundo. Esta unidade de medida é utilizada pelo sistema internacional de Unidades (SI) e calcula a quantidade de consumo de potência elétrica de aparelhos em geral.

Cada aparelho elétrico consome uma quantidade específica de watts por hora e é exatamente este consumo que as concessionárias de energia elétrica brasileiras utilizam para calcular o consumo de energia das casas e das empresas. Portanto, sempre que você adquirir um aparelho elétrico, atente-se à quantidade de Kw/h que ele consome.

Mapeie a quantidade de equipamentos elétricos da empresa

Agora que você já sabe o que é a unidade de medida watts, poderá entender um pouco mais disso aplicado à sua empresa.

O primeiro passo para fazer uma estimativa do quanto a sua empresa gasta com energia elétrica é mapear todos os equipamentos que ficam ligados durante todo o expediente ou 24h, como computadores, ar-condicionado ou servidor, por exemplo.

Depois de mapear os equipamentos, você precisará estipular a quantidade de horas por dia e por mês que cada um dos equipamentos permanece ligado na tomada. A partir disso, você poderá ter dados o suficiente para calcular o consumo de energia da sua empresa.

Leia também: Como as instalações elétricas influenciam na conta de energia?

Como calcular o consumo de energia de computadores

O principal insumo de trabalho dos escritórios são os computadores. São eles que ficam ligados a maior parte do tempo durante o expediente nas empresas.

Os computadores desktop são compostos pela CPU e pelo monitor, que consomem energia de maneira separada. Por isso, geralmente são menos econômicos que os notebooks, que utilizam apenas uma fonte ligada à tomada para consumir energia quando necessário.

As concessionárias de energia brasileiras utilizam a unidade de medida quilowatt-hora (KWh) para fazer a medição. Para calcular o consumo de energia destes computadores, há uma fórmula simples a ser feita de acordo com o tempo de uso diário do equipamento e seu consumo por hora (Kw/h). Se sua empresa utiliza impressora, você também deve incluí-la no cálculo.

Veja abaixo uma planilha de cálculo modelo:

E o ar-condicionado? Como calcular o consumo de energia?

Verão, altas temperaturas e uma equipe dentro de um escritório sem ar condicionado. Uma situação quase que impossível, certo? Pois é! O ar-condicionado é um equipamento indispensável para alguns lugares do país, como o nordeste. Por isso, é o responsável por grande parte do consumo de energia nas empresas.

Mas como calcular o consumo de energia do ar-condicionado? O cálculo é tão fácil como o dos computadores, mas existem algumas diferenças básicas:

Veja abaixo uma planilha de cálculo modelo:

Leia também: Checklist para diminuir a conta de luz da sua empresa

Dicas para economizar no fim do mês

Depois de fazer as contas do seu consumo de energia na empresa, tenho certeza que você deve ter identificado situações em que a energia elétrica poderia ter sido economizada, certo?

Então aqui vão algumas dicas para reduzir os custos com energia e economizar no fim do mês:

  1. Sempre desligue o monitor quando não estiver usando;
  2. Atualize seu disco rígido para um SSD, que consome menos energia;
  3. Mantenha os computadores desligados após o expediente;
  4. Carregue o notebook apenas quando necessário;
  5. Opte pela energia solar como investimento a longo prazo.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.