O consumo de energia elétrica em sua residência, no seu escritório ou na sua empresa aumentou e você não sabe qual pode ser o motivo? Pois saiba que se as instalações elétricas do local forem mal feitas ou já estiverem muito antigas ou gastas, esse pode ser o problema que está afetando o consumo de energia.

Além do maior consumo de energia, problemas nas instalações podem reduzir a vida útil de equipamentos elétricos e eletrônicos, além de representar um sério risco à segurança.

Nesse artigo, nossos assuntos serão as instalações elétricas e a sua relação com o consumo de energia e com a segurança. Vamos saber quando é necessário efetuar uma revisão, qual costuma ser a vida útil das instalações elétricas, além de medidas de economia e segurança que você poderá tomar.

Problemas com as instalações elétricas e o maior consumo de energia

Porque, afinal, as instalações elétricas antigas e mal feitas podem acabar gerando um maior consumo de energia? Um dos maiores motivos para que isso aconteça é a integridade ou a espessura adequada dos fios.

Em uma instalação mais antiga, esses fios podem estar deteriorados, ou ainda, essa instalação elétrica pode ter sido feita em uma época onde havia um menor consumo, portanto, uma necessidade menor no que se refere a componentes e equipamentos.

Há ainda o problema de instalações elétricas recentes, que podem ter sido mal feitas, com o uso de materiais inadequados ou espessura irregular dos fios da instalação.

Em qualquer um desses casos, o que normalmente acontece é um superaquecimento dos fios, quando eles não são adequados a suportar a tensão ou a quantidade de energia que passa por eles.

Nesse tipo de cenário, uma parte da energia elétrica consumida nessa instalação é utilizada nesse superaquecimento e não propriamente para abastecer os equipamentos ligados à rede. Em resumo, você consome energia desnecessária, que não abastece nada a não ser o superaquecimento dos fios, o que pode causar até mesmo um incêndio.

Leia também: Bandeira vermelha: Você sabe como funciona?

Uma instalação elétrica adequada

É a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, que determina os padrões a serem utilizados nas instalações elétricas. A norma que rege tais instalações é a NBR 5410, que define os padrões para as instalações elétricas de baixa tensão (inferiores a 1000 Volts em corrente alternada).

Essa norma define, por exemplo, que a espessura mínima de um fio em uma instalação elétrica de baixa tensão deve ser de 1,5 mm², mas essa espessura pode ser maior, como é o caso daquelas que ligam o ar-condicionado ou outro tipo de máquina mais potente.

Ela define também as especificações necessárias para os disjuntores, quadros de luz, lâmpadas, tomadas e interruptores, entre outros. Existem até mesmo distâncias mínimas definidas entre esses componentes, todas especificadas na NBR 5410 e que um eletricista deve ter em mãos ao planejar ou reformar instalações elétricas.

Revisões elétricas e outros cuidados

As revisões elétricas devem ser planejadas a cada 5 anos aproximadamente, ou sempre que houver um aumento considerável do consumo de energia elétrica. Principalmente em empresas, há que se dar bastante atenção à possibilidade do aumento de consumo, com a inserção, por exemplo, de equipamentos novos.

Uma revisão adequada nas instalações elétricas vai avaliar:

  • Circuitos do quadro de distribuição, se são compatíveis com o local;
  • Cabos, tomadas e interruptores, sua qualidade e dimensionamento;
  • Reparos de conexões, emendas e demais itens que não precisam de troca;
  • Troca dos equipamentos necessários;
  • Ensaios e verificações após as trocas e reparos.

Leia mais: Checklist para diminuir a conta de luz da sua empresa

Você também pode verificar a necessidade de uma revisão nas instalações elétricas, quando há:

  • Superaquecimento em fios e tomadas;
  • Necessidade da ligação de vários equipamentos em poucas tomadas.
  • Desarmamento de disjuntores com alguma frequência;
  • Oscilação da energia elétrica. (por exemplo, potência instável nas lâmpadas);
  • Cheiro de queimado, choques e sinais de fumaça;
  • Existência de tomadas e disjuntores próximos ao uso de líquidos.

Instalações elétricas seguras = menor consumo de energia

Manter as instalações elétricas de sua empresa ou residência nas condições adequadas garante a segurança das pessoas que utilizam o local, evita o prejuízo com a avaria desnecessária de equipamentos e garante também um menor consumo de energia elétrica.

Manter as instalações elétricas em boas condições, portanto, é sinônimo de maior economia e segurança!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.