Muito tem se falado atualmente a respeito do meio ambiente, da energia solar, da energia limpa e do desenvolvimento sustentável, não é verdade?

Pois, se você ainda não está muito familiarizado com esses conceitos, essa leitura será ideal para você tirar todas as suas principais dúvidas a esse respeito. Vamos lá?

Você sabe o que é a Agenda 2030 da ONU?

A Agenda 2030 é um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”, como descrito no projeto da Organização das Nações Unidas – ONU.

Ela é um conjunto de programas criados em 2015, em comum acordo dos países membros da organização, que trabalharão ativamente até o ano 2030 rumo ao desenvolvimento sustentável, que é a capacidade de satisfazer as necessidades de uma geração sem comprometer as necessidades da geração seguinte.

E esse desenvolvimento, que não esgota os recursos necessários para o futuro, tem como um de seus principais problemas a geração de energia, já que atualmente somos ainda muito dependentes do uso de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, que além de existirem em quantidade limitada na natureza, a sua extração e o seu uso são extremamente prejudiciais ao nosso meio ambiente.

O que é energia limpa?

Em contrapartida aos citados combustíveis fósseis, existem outras fontes de energia em nosso planeta que não se esgotam, como a energia solar ou eólica, por isso são consideradas como fontes de energia renovável.

Esse tipo de energia é também considerado como energia limpa, que são aquelas que, em seu processo de produção, de geração, de uso ou consumo, não liberam (ou liberam bem poucos) poluentes na atmosfera, principalmente aqueles que são responsáveis pelo aquecimento global.

Veja algumas dessas fontes de energia limpa que conhecemos atualmente:

ENERGIA SOLAR – Gerada através da captação da energia vinda dos raios solares.

ENERGIA EÓLICA – É gerada pela ação da força do vento.

BIOCOMBUSTÍVEIS – Um dos exemplos é o etanol, gerado a partir da cana-de-açúcar.

Entre elas, além de outras fontes existentes, a mais promissora é a energia solar, uma fonte inesgotável de energia limpa ainda relativamente pouco explorada, considerando o seu potencial de gerar energia limpa para todo o planeta.

Leia também: Energia solar fotovoltaica: Vantagens x Desvantagens

A energia solar no Brasil

O Brasil é o país que possui a maior taxa de irradiação solar do mundo, o que significa que o nosso país é o que tem o maior potencial de geração de energia solar.

No entanto, do total da energia elétrica utilizada no Brasil, apenas cerca de 0,75% é proveniente de sistemas solares fotovoltaicos, as famosas placas solares, normalmente instaladas nos telhados de residências, comércio e indústria, que podem captar a irradiação solar e convertê-la em energia elétrica.

Porém, o uso da energia solar fotovoltaica também está em franco crescimento no país e deve crescer quase 50% em 2019, com relação ao ano de 2018.

Isso porque existe uma procura cada vez maior pelo uso da energia solar e, por isso, a tecnologia vem se tornando mais barata de se implementar. Com isso, e com a conscientização cada vez maior a respeito da importância do uso de energia limpa para o meio ambiente, temos mais e mais pessoas interessadas em sistemas fotovoltaicos de geração de energia.

Por que adotar o uso de energia limpa?

O uso de energia limpa é de extrema importância para a nossa qualidade de vida, até mesmo para a nossa sobrevivência no planeta como espécie. Por isso mesmo, a própria Organização das Nações Unidas tem dado tanta importância ao assunto.

A geração de energia limpa não polui, não favorece o aquecimento global, assim como o seu uso não emite poluentes na atmosfera, portanto é essencial para o desenvolvimento sustentável do planeta e para a sobrevivência das gerações futuras.

Além disso, veja algumas das vantagens em adotar um sistema solar fotovoltaico como fonte de energia:

  • Energia limpa;
  • Energia infinita (renovável);
  • Energia de baixo custo;
  • Tecnologia de fácil instalação;
  • Tecnologia com baixa manutenção;
  • Geração silenciosa de energia.


Você pode gerar energia limpa e gratuita da sua própria casa ou empresa, colaborando também, dessa forma, com o desenvolvimento sustentável de nosso planeta, o bem-estar e sobrevivência de nossa geração e das gerações futuras e com a Agenda 2030 da ONU!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.