Você provavelmente já deve ter ouvido falar em energia solar fotovoltaica e que é possível utilizá-la em sua residência ou empresa como forma de obter energia elétrica.

Mas será que existe alguma diferença entre a energia fornecida pela concessionária e a energia solar? Será que a energia solar fotovoltaica vale a pena? Em quais casos?

É isso que iremos abordar neste artigo, em que você poderá ter uma ideia e comparar suas vantagens X desvantagens, ajudando você a decidir se pode ser uma boa investir em energia solar.

O que é Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é a energia obtida por meio da captação da luz do sol por intermédio de placas solares, normalmente instaladas nos telhados de residências, comércios e indústrias.

A célula fotovoltaica é um dispositivo de material semicondutor com o qual são fabricadas tais placas, que podem converter a luz solar em energia elétrica de forma direta, através do que é chamado de efeito fotovoltaico.

Em outras palavras, você pode se abastecer de energia elétrica para o uso em lâmpadas e qualquer tipo de equipamento que funcione ligado à eletricidade, instalando placas ou painéis solares que convertam a luz do sol em energia elétrica. Ela pode ser utilizada normalmente como se viesse do fornecedor habitual de energia elétrica de sua cidade.

Chama-se Sistema Fotovoltaico o conjunto de equipamentos necessários para a captação, conversão e uso desse tipo de energia. Esse sistema compreende os módulos solares (ou placas), feitos com células fotovoltaicas, além de outros equipamentos, como baterias, inversores e controladores de carga.

Não há nenhuma diferença entre esse tipo de energia e a convencional, a não ser na forma de geração e distribuição, mas não no seu uso. Você pode usar a energia elétrica em um local sem nunca ao menos desconfiar de que ela provém dos raios de sol.

A partir do próximo tópico, vamos relacionar as vantagens X desvantagens da energia solar fotovoltaica.

As vantagens da Energia Solar Fotovoltaica

As vantagens do uso de energia solar no lugar da convencional são inúmeras, por isso, vamos listar apenas algumas delas a seguir:

Energia limpa

Uma das maiores vantagens do uso da energia solar é seu pouco ou nenhum impacto ambiental. É uma energia limpa e renovável, ou seja, não emite poluentes e não é finita, se renova através da própria natureza (assim como o vento e a chuva).

Em alguns casos, empresas podem até mesmo conseguir redução de alguns impostos ao utilizar a energia renovável.

Energia acessível

No Brasil a energia solar é abundante em praticamente todas as regiões, portanto, não há o problema da falta de energia solar para captar pelo sistema fotovoltaico.

É possível também levar energia elétrica aos locais remotos onde a luz elétrica ainda não chegou pelas vias convencionais.

Custo X benefício

Com um sistema fotovoltaico é possível economizar até 95% da conta de energia elétrica e, inclusive, quando há alta geração de energia, receber pelo excedente que o sistema acaba fornecendo ao sistema convencional.

O equipamento possui longa duração, chegando aos 30 anos de uso a 80% de eficiência energética, além de pouca necessidade de manutenção, sendo também bastante resistente a intempéries.

Com energia solar, você também está imune às variações das tarifas energéticas.

Outras vantagens da Energia Solar Fotovoltaica:

  • Fácil e rápida instalação;
  • Geração silenciosa de energia;
  • Rápido retorno do investimento.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber para entender o que é energia solar

As desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica

Existem poucas desvantagens no uso da energia solar fotovoltaica, mas algumas delas podem soar como barreiras para aqueles que estão em dúvidas ou tomaram conhecimento recente da possibilidade desse tipo de geração de energia. Vamos citar aqui algumas das dúvidas e receios mais frequentes.

Investimento a ser justificado

É verdade que a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica demanda um investimento inicial e nem todos podem fazê-lo.

Mas esse investimento inicial é compensado em pouco tempo. E por ser um equipamento durável e com baixa manutenção, ao longo do tempo representa uma enorme economia.

E é possível até mesmo contornar o valor inicial, já que muitas empresas que trabalham com a energia solar possuem planos de parcelamento bastante acessíveis, o que significa que nos primeiros anos você praticamente paga a prestação do sistema no lugar da conta de luz.

Falta de sol

Em dias nublados também existe incidência de raios ultravioletas, que na verdade são a fonte da energia solar.

É comum pensar que o sistema solar fotovoltaico só vai gerar energia em dias de sol a pico, mas ele gera energia através da radiação solar. Ele não vai, no entanto, gerar energia na parte da noite, mas pode acumular a energia do dia em bancos de bateria, para o uso noturno.

Como já dissemos anteriormente, no Brasil não há problema da falta de recursos naturais, ou seja, de energia solar, para o sistema fotovoltaico.

Vantagens X Desvantagens: Compensa usar Energia Solar Fotovoltaica?

Vamos então fazer um balanço com as vantagens X desvantagens, para avaliar de uma vez se o uso da energia solar fotovoltaica realmente compensa?

O único cenário que vai necessitar de muitos anos a partir do investimento inicial até o lucro com esse sistema é o caso de residências onde o consumo de energia elétrica é muito baixo, ou seja, residências com uma ou duas pessoas apenas.

Nesse caso, o investimento inicial pode ser muito alto e vai demorar até que seja compensado pela geração de energia solar.

Mas, ainda assim, você estará, em alguns anos, livre das variações de tarifas nas contas de luz, além de estar contribuindo para o meio ambiente e para a vida em nosso planeta.

Para todos os outros casos, não há dúvidas de que é um investimento financeiramente compensador, particularmente em empresas e condomínios, onde o gasto de energia elétrica costuma ser uma das maiores despesas mensais.

Você quer utilizar Energia Solar Fotovoltaica?

Agora que já mostramos as vantagens X desvantagens da energia solar fotovoltaica, você está pensando em utilizá-la?

Não tenha medo do investimento aparentemente alto. Parcelamentos, além do rápido retorno do investimento, compensarão essa aparente despesa extra.

Já pensou em contribuir para uma vida melhor no nosso planeta e ainda deixar de pagar as enormes contas de luz? Essa é a realidade do uso da energia solar fotovoltaica!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.