Os grandes galpões das indústrias brasileiras escondem um potencial energético que elas talvez nunca tenham imaginado. Isso porque muitas empresas ainda não sabem dos benefícios econômicos e sustentáveis que as placas de energia solar podem oferecer.

Mas quais são os riscos e cuidados que as empresas precisam ter antes de optarem pela instalação de painéis solares no telhado de seus galpões? Quais medidas de segurança devem ser tomadas para que o investimento realizado nas plantas fabris seja bem aproveitado?

Neste artigo, mostraremos as principais medidas a serem tomadas para que a segurança e a eficiência energética sejam preservadas.

Passo a passo da instalação de placas de energia solar no alto do galpão pela Teccel

1º passo

Antes de começar a desenvolver o projeto de placas de energia solar, é necessário analisar a conta de energia elétrica do cliente, para entender o consumo mensal dele e identificar sua projeção de crescimento. O potencial no topo do galpão pode diminuir ou zerar o custo de energia elétrica ou dar créditos na conta, esse ponto depende da necessidade do cliente: redução de custos ou geração de crédito para a concessionária.


2º Passo:

A próxima etapa é enviar essa conta de energia para o setor que irá elaborar o projeto e desenvolvê-lo de acordo com as necessidades do cliente e a capacidade do local.

Em paralelo, como boa parte dos projetos são financiados por instituições financeiras, o time da Teccel também analisa os custos com a conta e o potencial de economia com as placas solares, para entregar um valor de financiamento abaixo do que é gasto atualmente.

Leia mais: Economia de energia: Veja como a Teccel Energia Solar pode ajudar a sua empresa

3º Passo:

Depois de elaborado, o projeto é apresentado ao cliente por um dos consultores de negócio, que conhece e vivencia essa realidade há muito tempo e consegue sanar as dúvidas. De acordo com o tamanho do projeto, a Teccel também pode envolver outros profissionais para oferecer ainda mais segurança. Nesse momento, o responsável explica detalhadamente quais serão os próximos passos, além de alinhar expectativas.

4º Passo:

Essa é uma etapa muito importante: a análise do local onde as placas de energia solar serão instaladas. Há uma vistoria técnica e o time observa se é necessário realizar algum reforço na estrutura do local ou não.

Isto é, o galpão precisa ter o telhado adequado para receber as placas solares de forma segura e firme, para não correr riscos de infiltração e até mesmo de incêndios. A cobertura do seu galpão pode ser de telha metálica, barro, concreto, fibrocimento ou até mesmo plana.

5º Passo:

Após o projeto ser fechado com o cliente, é hora de reunir toda a documentação dele para dar entrada no projeto junto à concessionária local e realizar o contrato de prestação de serviço antes de começar a instalação das placas de energia solar.

Se você decidiu financiar um projeto junto a uma instituição financeira, entenda que os profissionais podem te ajudar também nesse processo.

6º Passo:

A concessionária de energia elétrica aprova o projeto e em paralelo é confirmada a forma de pagamento, seja por condições próprias ou financiamento. Vencida essa etapa, o time da Teccel entra em contato para programar a instalação do projeto.

Leia mais: Como calcular o consumo de energia dos equipamentos elétricos da sua empresa

7º Passo:

Depois da instalação das placas de energia solar, é solicitada uma vistoria e ligação do sistema, que fica a cargo da concessionária de energia, porém é acompanhado por profissionais Teccel atualizados frente às normativas das concessionárias para dar um respaldo, se necessário.

8º Passo:

Depois que o sistema é ligado, o time realiza a configuração e monitoramento do sistema para que o compromisso de redução de custo de energia elétrica seja efetivamente entregue ao cliente, um dos pontos focais dos projetos.

Depois, a evolução do cliente é acompanhada de perto pela empresa, bem como o bom andamento do projeto. A Teccel tem o compromisso de entregar projetos de qualidade, seguros, dentro das normas e que atendam a geração de energia elétrica  e está pronta para ajudar você e sua empresa a investir em uma solução renovável e capaz de diminuir drasticamente os gastos com contas de energia.

Quer saber como? Clique no botão abaixo e entre em contato com a nossa equipe.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.