Muito se fala sobre energia solar, mas você realmente sabe o que é e como funciona?

Existem várias tecnologias capazes de transformar os raios ultravioletas em energia solar, como: o aquecimento solar, a energia heliotérmica e a tradicional energia solar fotovoltaica.

Independente da tecnologia utilizada, é um fato: está crescendo o número de empresas, comércios e indústrias utilizando esse modelo para gerar cada vez mais economia e reduzir o seu impacto no meio ambiente.

Para te ajudar a entender o que é energia solar, como ela funciona e quais são seus benefícios, decidimos criar um conteúdo completo.

Quer aprender mais sobre o tema? Continue a leitura.

O que é energia solar?

Energia solar nada mais é, como o próprio nome diz, uma fonte de energia que utiliza a luz solar como base.

Hoje, a energia solar é considerada uma das formas alternativas mais sustentáveis de se obter energia elétrica, principalmente por se tratar de uma fonte renovável, gratuita e sem desperdício.

A forma mais comum de extrair energia solar dos raios violeta é através da energia fotovoltaica, que consiste na captação desses raios através de painéis solares que, por sua vez, irão transformá-los em corrente elétrica, permitindo que a energia solar seja utilizada em empresas, comércios, indústrias e residências.

Como a energia solar funciona?

A energia solar funciona através da captação de raios solares de diversas maneiras.

Existem três tecnologias comuns capazes de absorver os raios solares e transformá-los em energia:

  • o aquecimento de líquidos através da energia solar térmica;
  • usinas solares;
  • energia fotovoltaica.

É comum nos perguntarmos como a energia solar funcionaria em dias ou períodos mais frios, com menor incidência de sol.

A resposta é simples: como explicado anteriormente, não é necessariamente o sol o responsável pela energia solar: são os raios violetas.

Os raios violetas estão presentes mesmo em dias mais nublados, o que significa que mesmo em dias chuvosos, é possível produzir energia.

Claro que, sem dúvidas, a falta de sol reduz a incidência dos raios violeta e, por consequência, da geração de energia solar. No entanto, essa redução não é algo capaz de atrapalhar o processo.

Apenas a noite, quando o sol se põe, é que os três tipos de tecnologia ficam incapacitados de seguir com a produção de energia solar.

energia-solar-beneficios

Quais são os benefícios da energia solar?

A energia solar traz diversos benefícios, tanto para o uso residencial quanto para o uso comercial.

São alguns deles:

  • a sustentabilidade;
  • redução dos preços da conta de luz;
  • baixo custo de manutenção;
  • excelente custo benefício.

1. É uma opção mais sustentável

Uma das características mais fortes da energia solar é a sua sustentabilidade. 

Ela é conhecida por ser uma fonte de energia extremamente limpa, principalmente se compararmos à energia gerada por combustíveis fósseis.

Esse título de energia limpa não é atoa: a energia solar não gera nenhum tipo de resíduo poluente ou gases responsáveis pelo efeito estufa. Afinal, ela precisa apenas da radiação solar para se formar, em um processo completamente natural, sem a necessidade de muita intervenção.

A instalação do sistema de energia fotovoltaica, por exemplo, não possui um impacto negativo no meio ambiente, tornando-a muito mais interessante quando comparamos, por exemplo, com as usinas hidrelétricas, que exigem a destruição de todo um ecossistema para se estabelecerem.

2. Preços mais baixos

Não podemos negar que a redução do custo de energia das empresas, comércios e indústrias é um dos pontos mais interessantes da energia solar.

Por se tratar de uma fonte de energia natural, que não exige muita intervenção e que pode ser instalada na própria unidade, é comum que a conta de luz dos estabelecimentos tenha um declínio de pelo menos 95%. 

Para entender esse funcionamento, basta comparar com os modelos de energia mais tradicionais, como a energia vinda de uma usina hidrelétrica.

Nesse exemplo, para a energia chegar até a empresa ela passa por uma série de processos, além da necessidade de comprá-la de outra instituição. É natural que nesse caminho os preços subam.

Já na energia solar, o caminho é muito mais simples: a conversão dos raios solares em energia solar acontece no próprio sistema, de forma simples e rápida. Os raios solares são um processo natural do dia a dia, gratuito, sem a necessidade de passar por muitas intervenções.

Com um processo mais simples, uma fonte de energia natural, gratuita e eficiente, o resultado só pode ser um: economia.

3. Menor necessidade de manutenção

Os sistemas de energia solar são muito simples, e por isso raramente precisam de manutenção: são compostos por apenas dois elementos principais, sendo eles os painéis solares e os inversores.

Mantendo a limpeza e a fiscalização dos painéis solares dentro das recomendações do fabricante, a necessidade de manutenção do sistema será cada vez menor.

Os painéis solares e os inversores foram criados pensando em um trabalho contínuo, o que dá maior tranquilidade para quem está operando o sistema.

Além disso, tradicionalmente, a vida útil do sistema de energia solar fotovoltaica é longa: os elementos foram pensados e construídos para não exigir reposição frequente.

4. Excelente custo benefício

Ainda, o custo benefício da instalação de um projeto de energia solar em uma empresa, indústria, comércio ou residência é excelente.

Naturalmente, a instalação do sistema de energia solar envolve um custo financeiro para o interessado. No entanto, o investimento é capaz de se pagar em um curto espaço de tempo.

Isso porque, como explicado anteriormente, é possível reduzir os gastos com energia elétrica em aproximadamente 95% mensalmente, conforme a produção e uso de energia solar no dia a dia.

Com um impacto tão considerável na conta de luz, o investimento logo se paga, e começa a trazer uma economia real para a instituição.

Agora que você já sabe o que é energia solar, como funciona e quais são seus benefícios, é hora de entender como você pode começar a usufruir desse modelo dentro da sua empresa.

Se o seu objetivo é economizar, melhorar a performance e diminuir o seu impacto no meio ambiente, não restam dúvidas: essa pode ser a melhor alternativa para aumentar a rentabilidade da sua empresa através da redução de custos.

Entre em contato conosco e veja como a Teccel pode ajudar.

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.