Dentre as matrizes energéticas renováveis, a que mais cresce no mundo é a energia solar. O interesse de pessoas físicas e empresas em fazer economia com energia solar é crescente.

Contudo, muitas pessoas se preocupam com os gastos dessa escolha e ainda não percebem que os custos da instalação podem ser rapidamente recuperados. Na verdade, quanto maior o consumo de eletricidade, mais rápido o sistema se paga e você começa a realmente economizar nas contas.

Então, se você quer entender melhor como os sistemas solares ajudam a economizar, continue a leitura. Nesse conteúdo vamos esclarecer as dúvidas mais comuns e apresentar os diferenciais da energia solar!

Dúvidas mais comuns sobre economia com energia solar

Para que você entenda melhor os diferenciais da economia com energia solar, primeiro vamos esclarecer algumas dúvidas comuns e, em seguida, vamos responder: quais são os tipos de sistemas solares para imóveis; quanto tempo leva a instalação; como é feita a manutenção; e como é possível monitorar a geração de energia.

Quais são os tipos de sistemas solares para imóveis?

Atualmente, a energia solar pode ser utilizada de duas formas: sistemas de aquecimento e geração de eletricidade com sistemas fotovoltaicos.

Os sistemas de aquecimento solar são utilizados para aquecer a água de torneiras, chuveiros, piscinas e ambientes internos. Já os sistemas fotovoltaicos geram eletricidade própria para iluminação, uso de eletrodomésticos e outros equipamentos.

Leia mais: Energia solar na Paraíba: Por que escolher a Teccel?

Quanto tempo leva a instalação?

O tempo de instalação depende principalmente da facilidade de acesso ao local onde os painéis serão instalados. Outro fator de influência é o tamanho da instalação, as domésticas em pequenas residências levam de um a dois dias. Já as instalações em grandes empresas e indústrias podem levar algumas semanas ou até meses.

Como é feita a manutenção?

Devido à alta durabilidade dos materiais e peças que compõem os painéis solares, a manutenção é muito simples. A limpeza dos painéis é realizada pelo menos duas vezes ao ano e não depende de técnicos. A retirada de poeira, folhas e galhos de plantas pode feita com água e vassouras ou panos.

No caso de defeitos ou problemas em peças, deve-se procurar a empresa contratada para fazer reparos necessários e obter a economia com energia solar esperada. Desse modo, para comprar e instalar o sistema, é recomendado contar com uma empresa com experiência comprovada, que conte com um engenheiro eletricista responsável e experiente.

Como é possível monitorar a geração de energia?

Os inversores oferecem informações sobre a produção. Assim, você pode monitorar o quanto produziu de energia além da gerada pelo sistema ou o quanto economiza com energia não consumida. Essa é uma informação que pode ser encontrada na conta de energia ou no demonstrativo da conta

Para monitorar o consumo em temo real da residência, é necessário instalar outros equipamentos, como o smart meter da Fronius, por exemplo. Com essa tecnologia, é possível monitorar a geração e o consumo em tempo real.


5 diferenciais da economia com energia solar

Agora que você sabe o essencial sobre os sistemas fotovoltaicos, vamos falar dos diferenciais da economia com energia solar.

Economia

O primeiro grande diferencial da energia solar se dá na economia progressiva. Embora a instalação seja um investimento, quanto maior o consumo, em menos tempo esse custo transforma-se em economia e retorno. Essa economia do valor gasto em eletricidade em pouco tempo traz resultados positivos para o orçamento.

Durabilidade

Outro diferencial que impacta diretamente na economia é a durabilidade dos sistemas fotovoltaicos. Os painéis solares têm, em média, uma vida útil de 25 anos, com pouquíssimos gastos em manutenção. Logo, o retorno do investimento em economia com energia solar é uma certeza.

Sustentabilidade

Estudos mostram que em médio e longo prazo a maioria das fontes energéticas, como combustíveis fósseis e hidrelétricas, será substituída por fontes renováveis. Entre elas a energia solar é a que mais cresce no mercado. Além disso, a sustentabilidade também pode ser um fator que contribui para a melhoria da imagem de empresas.

Valorização

Imóveis e empresas que adotam os sistemas solares costumam se valorizar mais. No caso dos imóveis residenciais, pesquisas mostram que eles valorizam entre 3% a 6% mais quando usam esses sistemas. Já as empresas têm uma valorização significativa em patrimônio e valor de mercado.

Leia mais: Como calcular o consumo de energia dos equipamentos elétricos da sua empresa

Consumo remoto e distribuição compartilhada

Os sistemas fotovoltaicos permitem ainda que a energia produzida em um local possa ser consumida em outro. A única exigência é que a documentação dos dois locais esteja sob a mesma titularidade e sob a mesma área de concessão de distribuição energética.

Por que contar com a energia solar?

Por fim, ressaltamos que a hoje instalação dos sistemas fotovoltaicos são muito mais simples que há alguns anos e o retorno financeiro com a economia é garantido. Concluindo, no futuro a energia solar pode se tornar a principal matriz energética do Brasil. Assim, será assegurada a sustentabilidade e mais recursos para o país.

Com o custo da eletricidade aumentando a cada ano e os diferenciais da economia com energia solar, é fácil enxergar vantagens no sistema fotovoltaico. Então, se você quer entender melhor os possíveis benefícios para a sua empresa, confira agora mesmo como a Teccel pode ajudar!

Pronto para um atendimento de ponta?

Realize agora a simulação do SEU projeto de Energia Solar

OBTER ORÇAMENTO
(083) 9324-0200

Continue Lendo

Fique por dentro de nossos conteúdos!

Cadastre-se em nossa Newsletter para receber as novidades sobre energias renováveis em seu e-mail

Obrigado pela sua mensagem. Já foi enviada.
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde.